10/05/2018

Exposição de Quadros - Par. Nsª Conceição/ Canoas

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canoas, convida a todas as comunidades do Vicariato para prestigiar a Exposição de Quadros de Nossa Senhora.
O evento que reúne cerca de 30 quadros retratando os vários títulos e expressões de Nossa Senhora, está sendo realizado de 09 à 13 de maio, das 9h às 18h30, no interior da Igreja.
Entrada Gratuita.

Informações: 51 3477.6641 - Par. Nsª Conceição



EXPOSIÇÃO DE QUADROS
Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Eng. Rebouças, 131. São Luís, Canoas)

08/05/2018

8ª Jornada Jovem

Foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de Maio, a 8ª Jornada Jovem (JJ), da Arquidiocese de Porto Alegre, no Seminário Menor São João Maria Vianney, em Bom Princípio/ RS.
É a família JJ se multiplicando, espalhando amarelo, perdão e compromisso cristão pelas nossas comunidades e paróquias. Com o lema "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos" (João 15,13), cinquenta e um jovens-adultos entregaram seu tempo à Jesus para viver uma experiencia de amor, perdão e reencontro da família cristã.
O encontro encerrou com a Celebração Eucarística, celebrada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Esteio e presidida pelo pároco e diretor espiritual do JJ, padre Maico Pezzi, onde pais e filhos puderam ter a sua experiencia de Perdão Amarelo, juntamente com toda a equipe de trabalho.

Convidamos a jovem Fabrícia Santos para um testemunho do seu sim à Jornada Jovem:

"Eu sempre fui uma pessoa atuante na comunidade, participei de grupos de coroinhas e passei a minha adolescência inteira envolvida em grupo de jovens da minha paróquia. Porém algumas coisas aconteceram nesse grupo que me magoaram e me fizeram desistir de tudo e me afastei da igreja. Fiquei um tempo afastada e foi quando fui convidada para a fazer a Jornada Jovem. Acabei indo, mas com um pouco de resistência em aceitar o convite, dentro do meu peito ainda havia muitas feridas que não estavam bem cicatrizadas em relação aquele grupo de jovens, porém eu sentia muita falta de fazer parte de um movimento jovem e principalmente de estar perto de Deus, de me sentir amada por Ele. Então resolvi aceitar e fazer a 2ª Jornada Jovem pelo vicariato de Canoas, confesso que demorei muito para me entregar aos momentos propostos pela equipe de trabalho durante o retiro, achava que já sabia de tudo, fazia comparações com momentos já vividos em outros movimentos, mas Jesus me mostrou que o amor que ele sente por cada um de nós é muito maior do que possamos imaginar, somos únicos e ninguém é digno o suficiente para lhe julgar e lhe dizer que tu não serve para seguir a Ele e ser exemplo, e é isso que me fez e me faz continuar na Jornada. É poder ser quem que realmente sou, com meus defeitos e minhas qualidades e saber que sou amada por Deus da mesma maneira. Hoje posso dizer com todas as letras que SOU APAIXONADA POR ESSES AMARELINHOS (Como somos chamados).
A Jornada Jovem em si ainda é um movimento novo em nossa Arquidiocese e está se estruturando, se moldando aos poucos. Não tenho como falar desse movimento sem citar no nome de Dom Agenor Girardi, é graças a ele que a Jornada existe, foi ele que quem trouxe e plantou em nossos corações o amor por esse movimento. Ele sempre acreditou na juventude e sempre lutou para que todas os jovens tivessem o seu espaço dentro da igreja, somos imensamente gratos por todo o carinho e dedicação que ele teve conosco, agora resta a nós darmos continuidade nesta história. De onde ele estiver tenho a certeza que ele estará intercedendo por nós.
Já dando continuidade nesse sonho, tivemos de 04 à 06 de maio a graça de receber o sim de 51 jovens para fazer a 8ª Jornada Jovem. Foram grandes momentos de emoções e brincadeiras, mas principalmente de reconciliação familiar, perdão e amor. Foram três dias maravilhosos, onde podemos ver a evolução de cada jovem que estava lá, todos conseguiram abrir seus corações e receber o amor de Cristo. O que me enche de orgulho é saber que não foram apenas os 51 jovens que foram modificados mas sim 51 famílias que se encheram do amor de Cristo.
Para finalizar gostaria dizer que eu tenho a certeza que todas vezes que esses jovens e todos os que já fizeram a Jornada Jovem, olhar a cor amarela em sua volta, seja ela no que for, eles irão lembrar de tudo o que viveram nesses 3 dias e vão lembrar que a Jornada é uma família e que assim como a passagem do filho pródigo sempre estará esperando o seu filho para recebê-lo de braços abertos.." 
(Fabrícia Santos - Paróquia Santa Luzia/ Canoas)