19/04/2018

Encontro Vocacional com Seminaristas

O Vicariato de Canoas juntamente com os seminaristas e as equipes vocacionais convidam as comunidades para o Encontro Vocacional com seminaristas,  que acontecerá na Sede do Vicariato de Canoas (Paróquia São Luís Gonzaga), no dia 24 de abril (terça-feira), às 18h30.
O encontro iniciará as 18h30 com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Fernando Pietranera, referencial da Animação Missionária do Vicariato, e logo após o encontro com as equipes vocacionais, padres e seminaristas de origem do Vicariato.

Informações: 51 3476.6192 - Vicariato de Canoas

ENCONTRO VOCACIONAL 
Local: Sede do Vicariato (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 24/ Abril (Terça-Feira)
Horário: 18h30.

Encontros Tio do CLJ

A Escola 2018 do movimento do CLJ (Curso de Liderança Juvenil) do Vicariato de Canoas convida a todos os tios e tias paroquiais para um encontro de confraternização e formação que acontecerá no dia 29 de abril (domingo), às 15h na Paróquia São Cristóvão em Canoas.

O que levar? Lanche partilhado.
Maiores informações entrar em contato com o CLJ3 de sua comunidade.
Evento no Facebook: Clique Aqui!

ENCONTRO DE TIOS CLJ
Local: Paróquia São Cristóvão (Rua Tupi, 228. Igara, Canoas)
Data: 29/ Abril (Domingo)
Horário: 15h

Pastoral Carcerária

"Lembram-se dos presos como se vocês estivessem na prisão com eles. Lembrem-se dos que são torturados, pois vocês também têm um corpo" (Hebreus 13,3)

Atendendo à Palavra de Deus que nos motiva e impulsiona, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Porto Alegre quer convidar todos os cristãos, nossos paroquianos e paroquianas, a juntos darmos as mãos e nos unirmos como promotores da vida, principalmente junto àqueles que estão mais à margem da nossa sociedade.
A violência cresce em ritmo desenfreado, os meios de comunicação a cada instante noticiam mais e mais barbaridades. Uma onda de temos e raiva tem assolado os corações. Mas há ESPERANÇA, mesmo em meio à noite mais tenebrosa. Há esperança para aqueles que acreditam em Cristo.
E por isso, diante dessa realidade, queremos ser promotores de paz, promotores de uma justiça que restaura e é misericordiosa. E nesse sentido convidamos cada cristão a fazer uma doação de produto de higiene pessoal para as penitenciárias de nossa Arquidiocese.
Pepel higiênico, sabonete, creme dental, desodorante, absorvente... Itens básicos para qualquer pessoas e que hoje nossos irmãos encarcerados mais necessitam. Doe em sua paróquia. Deixe com o seu pároco. E vamos juntos fazer o Evangelho acontecer em nossa sociedade.
Com Jesus nos disse: "Estive preso e vieste me visitar" Mt 25,36.

As doações podem ser entregues na secretaria do Vicariato de Canoas.

Vicariato realizará formação para Ministros da Eucaristia

A Comissão dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia convidam para a formação de novos Ministros, que acontecerá de maio a novembro na sede do Vicariato de Canoas (Paróquia São Luís Gonzaga), no terceiro sábado de cada mês, das 8h30 às 11h30.
O primeiro encontro acontecerá no dia 19 de maio, às 8h30. Interessados entrar em contato com o seu pároco ou o coordenador dos ministros paroquial.
Fichas disponíveis na Secretaria do Vicariato.

Ministério do Acolitado

No dia 29 de março de 2018, na Celebração Eucarística do Lava-pés, da Paróquia São Paulo Apóstolo em Canoas, o Sr. Carlos Ronei Duarte dos Santos recebeu o Ministério do Acolitado, pelas mãos de Dom Adilson Busin. 
No dia 11 de março de 2018, na Celebração Eucarística da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canoas, o Sr. Oli Daniel da Rosa recebeu  o Ministério do Acolitado, pelas mãos de Dom Aparecido Donizeti.

Sr. Oli Daniel - Par. Nsª Conceição/ Canoas
Sr. Carlos Ronei - Par. São Paulo Apóstolo/ Canoas








O que é o Ministério do Acolitado?
ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral. 
Comumente se chama acólitos aos ministros de altar que ajudam o padre, mesmo que estes não tenham nenhuma caminhada de seminário, nem seja ministro de eucaristia, mas que ajuda nos ritos da missa, seja na procissão, naveta, turíbulo, condução de velas, tochas, missal, etc.

Vicariato realiza formação da Palavra

A Comissão Bíblico Catequético do Vicariato de Canoas, realizou na manhã do dia 24 de março (sábado), o primeiro encontro da 1ª e 2ª etapa de formação para o Ministério da Palavra, na sede do Vicariato de Canoas (Paróquia São Luís Gonzaga).
O encontro que reuniu cerca de oitenta pessoas tem como base da formação mostrar as maravilhas que Deus realiza através de sua Palavra.
Os encontros realizam-se no quarto sábado de cada mês, das 8h30 às 11h30, na sede do Vicariato de Canoas. Interessados procurar o seu pároco ou a Secretaria do Vicariato.

Retiro dos Diáconos Permanentes/ 2018

Diácono Flávio Antônio - Coordenador dos Diáconos do Vicariato

No dia 24 de março de 2018 realizou-se no Sitio da Cruz, em Nova Santa Rita, o retiro dos Diáconos Permanentes do Vicariato de Canoas. O encontro contou com a presença de 13 diáconos (com suas esposas), 03 pré-diáconos e do Coordenadore Arquidiocesano dos Diáconos, diácono Prieto com sua esposa.Foi um momento muito propício, começou com a Celebração Eucarística, depois passamos para a sala de reflexão com o Pe Darley, na qual foi debatido o Tema proposto “Espiritualidade na Vida Diaconal”, partilhando as dificuldades, os anseios e as alegrias de cada diácono, na vida paroquial e familiar. Na parte da tarde foi partilhado sobre cada diaconia, como estão os trabalhos e a reativação da diaconia da área de Canoas. Foi repassado o calendário dos diáconos e a alteração da data da reunião, passando agora para o primiero sábado, às 8h30, na sede do Vicariato de Canoas.

Demais fotos: Facebook Vicariato

PÁSCOA...

Cláudio Reolon - Paróquia São Paulo Apóstolo

Celebração da morte e ressurreição de “Jesus Cristo nosso Libertador” o cordeiro que derramou o seu sangue por amor a todos nós, nos trazendo a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, uma vida liberta da escravidão do pecado. Que neste Tempo Pascal possamos entrar pela fé na liberdade que há na sua morte e ressurreição, pois Deus amou o mundo tanto, que nos deu o seu único filho, “Jesus Cristo”.
“Amor igual nunca existirá” A Páscoa é a celebração da salvação!

CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO


A Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação é uma inspiração de Deus. Ela abrange 51 Dioceses da Igreja Católica, milhares de comunidades para rezar pelas vocações e partilhar pelas redes sociais testemunhos de quem vive com alegria a sua vocação.

1. O Evangelho oferece a solução: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Assim como Igreja unida iremos pedir ao Senhor da Messe uma nova vocação para cada comunidade. Propomos que em todos os encontros, reuniões de pastorais, movimentos, grupos de reflexão e em todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário.

2. Comunicar o bem: Propomos usar todos os meios de comunicação à nossa disposição, em especial as redes sociais, para divulgar vídeos que mostram a beleza do chamado de Deus, testemunhos de quem vive sua vocação com alegria. O bem quando é comunicado gera vida e alegria em outras pessoas e lugares. Como poderia um jovem querer tornar-se sacerdote se, repetidas vezes, escuta as pessoas falarem mal dos padres? Na Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação nós divulgaremos aquilo que é positivo, os fatos bonitos, que são tantos! Queremos que a alegria do Evangelho contagie muitos corações.

3. Motivação e Justificativa: A Ação Evangelizadora está alinhada com o Sínodo que acontecerá em outubro de 2018 com o seguinte tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Está em sintonia também com a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em janeiro de 2019 no Panamá e tem como tema “Maria e a vocação”. E por fim, a Ação Evangelizadora terá um tempo forte durante o Ano Nacional Vocacional em 2019, culminando com o Congresso Nacional Vocacional. A Ação Evangelizadora não tem uma data de encerramento, pois os bispos quiseram que não fosse estabelecida uma data de fechamento.

4. Objetivos: Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação. Os objetivos específicos são: rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial; desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração; dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus; publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais; viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.

5. Protagonistas: Estão à frente desta Ação Evangelizadora, de modo especial, três grupos de leigos estão sendo chamados a estar na linha de frente desta Ação Evangelizadora: 
a) Ministros Extraordinários da Eucaristia como “guardiões”: os ministros tem a missão de zelar para que o povo reze pelas vocações, lembrando sempre a intenção da oração: por todas as vocações.
b) Catequistas e catequizandos como “protagonistas”:  na medida do possível no início de cada encontro de catequese reze-se, de forma bem dinâmica, a dezena do Rosário com os catequizandos, pelas vocações.
c) Adolescentes e Jovens como “divulgadores”: os adolescentes e jovens estão sendo encarregados de serem os divulgadores dos vídeos-testemunhos nas redes sociais.

Fonte: vocacoes.org

18/04/2018

Cúria Legião de Maria

A Coordenação da Legião de Maria do Vicariato de Canoas convida a todas as lideranças paroquiais para o Encontro Mensal da Legião de Maria, que acontecerá no dia 19 de abril (terceira quinta-feira), na Sede do Vicariato de Canoas, das 14h às 16h.

CÚRIA LEGIÃO DE MARIA
Local: Sede Vicariato de Canoas (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 19/ Abril (Quinta-Feira)
Horário: 14h