20/06/2017

Festa Junina - Par. Nsª Aparecida/ Esteio

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Esteio, convida para a Festa Junina, que acontecerá no dia 24 de junho (sábado), das 14h às 17h30.

Maiores informações: 51 3473.2943 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

FESTA JUNINA
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Agostinho Camilo de Borba, 456. Novo Esteio, Esteio).
Data: 24/Julho (Sábado)
Horário: 14h

Novena e Festa - Par. São Paulo Apóstolo

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Canoas convida para novena em honra ao seu padroeiro que acontecerá de 23 de junho à 1º de julho. Vivendo o Ano Mariano a comunidade irá refletir a Oração do Magnificat (Cântico de Maria).
No dia 24 de junho (sábado), haverá Procissão Motorizada pelas ruas da comunidade, às 17h.
No dia 1º de julho (sábado), haverá Procissão Luminosa, após a Missa.
No dia 02 de junho (domingo) haverá a Missa Festiva, às 10h, e após o Almoço Festivo, às 12h.
A tarde música ao vivo com Marcos Pehl, jogos e diversão.

Maiores informações: 51 3476.4879 - Par. São Paulo Apóstolo

FESTA SÃO PAULO APÓSTOLO
Local: Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Lajeado, 1366. Niterói, Canoas)
Data: 02/Julho (Domingo)
Horário: 10h.

Tríduo e Festa Sagrado Coração de Jesus - Par. Nsª Graças/ Canoas

A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Canoas, convida a Festa e Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus, de 20 à 23 de junho, promovendo a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.

Tríduo:
20/06/2017: 18h;
21/06/2017: 19h30;
22/06/2017: 18h.

Festa: 
23/06/2017: 18h30.

Telefone: 3472.1864
Endereço: Rua Tamoio, 3285. Nossa Senhora das Graças, Canoas

Festa Junina - Par. Nsª Graças/ Canoas

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Canoas, convida para a Festa Junina que acontecerá no dia 24 de junho (sábado), às 19h, após a Missa.

"A Paróquia entra no clima de São João e promove uma festa com direito à pipoca, pastel, cachorro-quente, quentão, pinhão e muito mais!"

FESTA JUNINA
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Tamoio, 3285. Nossa Senhora das Graças, Canoas)
Data: 24/Junho (Sábado)
Horário: 19h

32ª Semana do Migrante busca conquistar direitos para refugiados e migrantes no Brasil

De 18 a 25 de junho, a Igreja no Brasil celebra a 32ª Semana do Migrante, com o tema: “Migração, biomas e bem viver”. O objetivo da semana, segundo o bispo referencial da Pastoral dos Refugiados, dom José Luiz Ferreira Salles, é  anunciar, denunciar, refletir e construir uma nova relação do ser humano com a Mãe Terra.
A semana, inspirada pelo lema da Campanha da Fraternidade deste ano, propõe uma perspectiva de mudança de mentalidade e comportamento. “Queremos celebrar a vida que teimosamente não se deixa matar e nem aceita ser destruída por nenhuma força que se proclama dona de sua existência, porque acredita que o Deus Criador já venceu e já declarou sua vitória sobre a morte, o pecado e o mal”, disse o bispo.
A 32ª Semana do Migrante é articulada pelo Serviço Pastoral do Migrante (SPM), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre fazendo uma relação com as campanhas da fraternidade em curso. O SPM elaborou vários materiais (texto base, roteiro de celebração, círculos bíblicos, entre outros) para subsidiar as comunidades e paróquias no aprofundamento da temática dos migrantes.

Lei de Migração

Um tema central para o bispo referencial da Pastoral dos Refugiados, é a sanção da nova Lei de Migração, Lei 13.445/2017, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de maio. “O Brasil, até os dias atuais, ainda tinha uma legislação do tempo da ditadura para tratar dos procedimentos relativos à migração.  A sanção da lei causou um misto de alegria e frustração em meio aos que se mobilizaram em torno da sua aprovação”.
Segundo o bispo, 20 vetos foram feitos pelo presidente Michel Temer em relação ao texto aprovado pelo Congresso, ignorando as discussões ocorridas junto à sociedade civil e cedendo à pressão de setores mais conservadores do governo. Entre os vetos mais sentidos, para dom José Luiz, está o veto à anistia a migrantes indocumentados, a livre circulação de povos indígenas nas terras tradicionalmente ocupadas em regiões de fronteira. Saiba mais sobre a nova lei:
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/25/nova-lei-de-migracao-e-sancionada-com-vetos.

Papel da Igreja

A migração, segundo o bispo, tem forte relação com a crise que  concentra as riquezas e exclui os trabalhadores do campo e da cidade. “Não é apenas uma crise humanitária, como sugere a mídia, mas uma exclusão em massa de milhões de seres humanos, anulando direitos e destruindo o planeta”, disse o bispo.
A semana buscará, por meio dos processos que realiza, lutar para o fim da dissolução das fronteiras e das barreiras identitárias, xenófobas, regionalistas e nacionalistas.  A Igreja, com sua missão evangelizadora, profética e missionária, atua em pelo menos três frentes quanto à migração.
Primeiro na acolhida – O que supõe receber e dar abrigo inicial, identificando as necessidades materiais e documentais, ajudando os migrantes a alcançar seus sonhos e direitos; Segundo, busca contribuir para o protagonismo dos migrantes, apontando caminhos de denúncia de injustiças, de viabilidades de integração social e de vivenciarem suas culturas e religiões; e por fim, procura construir processos com entidades e com os próprios migrantes/refugiados que lutam no mesmo sentido, na busca da justiça e dos direitos.

Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)

A partir do próximo sábado (17 de junho), o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e seus parceiros promovem uma extensa agenda de eventos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro para celebrar o Dia Mundial do Refugiado – comemorado em todo o mundo no dia 20 de junho.  Feiras culturais, mostras de cinema, seminários e a divulgação do relatório “Tendências Globais – Deslocamentos Forçados em 2016” integram a programação nestas três cidades. Para mais informações, acessar: http://www.unhcr.org/withrefugees/

Fonte: CNBB Sul 3

Bispos orientam sobre as diversas contribuições na Igreja Católica do RS

Regional Sul 3 da CNBB  – Estado do Rio Grande do Sul
Nós, bispos do Rio Grande do Sul, reunidos no Conselho Episcopal Regional, propomos algumas orientações ao povo de Deus de nossas comunidades sobre contribuições para a manutenção da Igreja, diante de várias solicitações que nossos fiéis recebem de diversos lugares e instituições.
Pelo batismo, todo fiel é acolhido numa comunidade de fé e a ela pertence. Como discípulo missionário, sente-se comprometido pela vida e missão da sua comunidade e Diocese. Para que a Igreja possa exercer sua missão, conta com a partilha e solidariedade dos seus membros através do dízimo, coletas e outras formas de contribuição.
O dízimo é considerado uma contribuição do fiel para o sustento da comunidade. É uma expressão de sua gratidão a Deus, corresponsabilidade com a Igreja, atenção aos necessitados e sensibilidade missionária. A Igreja local é o lugar principal onde o fiel é chamado a contribuir, pois nela vive todo processo de iniciação à vida cristã, celebra os sacramentos e é assistido pelos padres e outros agentes de pastoral. Ela tem a responsabilidade de formar os membros da comunidade, sobretudo os ministros ordenados e leigos comprometidos com a evangelização. Também tem a obrigação com a manutenção dos bens que estão a serviço do povo de Deus: dioceses, paróquias, seminários, centros de pastoral, etc. Por isso, cada batizado é chamado a contribuir com o dízimo na sua comunidade onde vive e celebra a sua fé.
Além do dízimo, existem as coletas que são previstas anualmente, como forma de participação em sentido eclesial mais amplo: Coleta da Solidariedade – CF; Coleta para Terra Santa; Coleta de Pentecostes; Óbolo de São Pedro; Coleta Missionária e Coleta da Evangelização. Também, algumas dioceses organizam coletas próprias para necessidades específicas, como para as vocações sacerdotais.
Para os fiéis que, além disso, têm condições de contribuir para outras instituições e lugares, deixamos estas orientações: a) O sentido de pertença à comunidade pede que a prioridade seja com a Igreja local e, somente depois disto, partilhar com solicitações que vem de fora da Diocese; b) Ao receber pedidos, através de visitas domiciliares,  meios de comunicação, revistas, boletos bancários, etc., é importante ter critérios sobre sua destinação. O senso de partilha do povo de Deus é louvável, desde que não se omita o compromisso com a Igreja local.
Que Maria, Mãe de Deus e da Igreja, nos ensine o caminho da comunhão com seu Filho Jesus Cristo e a partilha com os irmãos e irmãs.
São Leopoldo, 06 de junho de 2017.
Dom Jaime Spengler - Presidente
Dom José Gislon - Vice Presidente

Fonte: CNBB Sul 3

Celebração de Corpus Christi reúne fiéis/ 2017

Impulsionados pela fé, amor e devoção, milhares de católicos do Vicariato de Canoas participaram da Celebração Eucarística e Procissão de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 15 de junho de 2017.
A manifestação de Adoração à Jesus Eucarístico, reuniu as cidades de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul, na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Canoas, juntamento com o bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Aparecido Donizeti.
A Solenidade de Corpus Christi deste ano teve como tema principal: "Eucaristia e Comunidades Renovadas!" seguindo o Documento 100 da CNBB (Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia) e como lema: "Permanece conosco, Senhor!" (Lc 24,29) lembrando o caminho dos Discípulos de Emaús, com o Senhor, após a Ressurreição. Motivados os fiéis realizaram o Gesto Concreto, com doações de Cobertores e Acolchoados, que serão distribuídos às comunidades pela dimensão da Justiça, Caridade e Paz, do Vicariato de Canoas. "Serão entregues as famílias afetadas pelas enchentes." comenta o vigário episcopal, Pe. Darley Kummer.
A Celebração Eucarística, que iniciou as 9h, lotou a Igreja São Paulo Apóstolo e o Salão Paroquial, onde foi disponibilizado um telão para que todos pudessem participar.
Dom Aparecido Donizeti agradeceu a presença de todos os padres e fiéis do Vicariato e recordou que Jesus Eucarístico é a razão da nossa jornada e de tudo aquilo que realizamos. "Por isso, nos reunimos aqui para agradecer a presença viva do Senhor no meio de nós! [...] O Senhor sempre caminhou e guiou o seu povo e hoje queremos levá-lo às ruas, caminhar com ele e ter a certeza de que o Senhor permanece conosco!", disse.
Após a comunhão, foi exposto o Santíssimo e deu-se inicio a Procissão pelas ruas (Rua Lajeado, Rua Conde de Porto Alegre e Rua Osvaldo Cruz), em direção à Paróquia Santa Maria Goretti, em Canoas.
Ao longo da caminhada os fiéis foram motivados pelos presbíteros a um momento forte de oração pela Paz no Brasil, unindo-se a Jornada de Oração pelo País, à pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Pelas ruas do Vicariato ecoavam: "Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!"
Ao chegarem na Paróquia Santa Maria Goretti os fiéis, lotando o pátio e a rua da igreja, receberam a Benção do Santíssimo.


Oração pelo Brasil CNBB: Clique Aqui!
Demais fotos: Clique Aqui!