24/11/2017

Solenidade de Cristo Rei do Universo/ 2017

A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, celebrada no dia 26 de novembro deste ano, encerra o Ano Litúrgico. Neste período, meditamos, sobretudo, no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus.
Esta festa celebra o Cristo como o rei bondoso e singelo que, como pastor, guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.
Neste final de semana, comemoramos ainda o Dia Nacional do Cristão Leigo e Leiga e a abertura do Ano Nacional do Laicato.
Cristo Rei anuncia a verdade e essa verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou com sua Via Crucis para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou Rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz" (Jo 18,37). Jesus nos revela sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado. Assim como o demônio tentou Eva com enganos e mentiras, agora Deus mesmo se faz homem e devolve à humanidade a possibilidade de retornar ao Reino, quando qual Cordeiro se sacrifica amorosamente na cruz.

Nenhum comentário: