28/06/2016

Etapa de Consolidação do IVC

Todos os padres, secretários de paróquia e catequistas de Batismo e de adultos são chamados a participar da formação do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) que ocorrerá neste sábado, dia 2 de julho. O convite é feito pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

O encontro será no Instituto de Educação São Francisco (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, bairro Rubem Berta – Porto Alegre). Na ocasião serão trabalhadas as novas orientações sobre o Batismo (inscrição, preparação, celebração e registro) e ocorrerá a entrega do Vade mecum.
O coordenador arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã, Pe. Luís Francisco Ledur, que explica que o projeto começou a ser amadurecido no início de 2015. Durante todo o ano passado foi realizada uma série de encontros parta conhecer e aperfeiçoar a iniciativa, tanto com o clero quanto com paróquias, escolas, movimentos e áreas pastorais. Atividades chegaram a reunir 1,5 mil catequistas.
Ao longo deste ano está ocorrendo a implantação em todas as paróquias, com três momentos principais de formação: em março foi a implantação; os encontros de julho (veja o cronograma abaixo) são chamados de consolidação; em novembro haverá uma nova reunião para avaliação e revisão.
Pe. Chico destaca que o projeto, mais do que um curso de catequese, é oportunidade de renovação das paróquias que está envolvendo padres, comunidade e famílias. “É um ir ao encontro, inserir, acolher”, ressalta o coordenador arquidiocesano.

2/7 (sábado)
8h30min às 11h30min: catequistas de Batismo
14h às 17h: catequistas de adultos

9/7 (sábado)
8h30min às 11h30min: catequistas de Eucaristia 1
14h às 17h: catequistas de Eucaristia 2

16/7 (sábado)
8h30min às 11h30min: catequistas de Crisma 1
14h às 17h: catequistas de Crisma 2

Todos os encontros são no Instituto de Educação São Francisco (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, bairro Rubem Berta – Porto Alegre). Os participantes devem levar o texto-base, livros do catequista e do catequizando conforme a etapa.

Nenhum comentário: