23/10/2015

IVC para Batismo e Secretários


Neste sábado, 24 de outubro, ocorre o próximo momento de formação do processo de Iniciação à Vida Cristã. 

O encontro vai das 8h30 às 16h, na Paróquia Pão dos Pobres, e se destina às catequistas do Batismo e SECRETÁRIAS PAROQUIAIS. 
Insistimos na participação das secretárias, pois elas precisam estar muito bem informadas sobre os encaminhamentos deste novo processo de Iniciação à Vida Cristã.

Mais informações: http://www.ivcpoa.com.br/

20/10/2015

PRECISAMOS DE AJUDA!

Ao contrário do que muitos pensam, ainda precisamos de Ajuda e Voluntários!
O Tema da Campanha da Fraternidade de 2015, vem nos trazer essa Missão: " Eu Vim Para Servir!" (Marcos 10,45).

Materiais: Roupas Masculina, Feminina e de Crianças, Cobertores, Produtos de Limpeza e Alimentos

- PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA:
Rua Guilherme Buttembender, 315. Bairro Fátima - Canoas
Telefone: (51) 3466.5881
Horário: 8h-12h/14h-18h

- PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO:
Rua Machadinho, 881. Bairro Fátima - Canoas
Telefone: (51) 3472.4547
Horário: 8h-12h/14h-18h

- PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO:
Rua Ana Nery, 1309. Bairro Rio Branco - Canoas
Telefone: (51) 3051.6737
PRECISAMOS DE VOLUNTÁRIOS
Horário: Qualquer horário!

- PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO:
Fernando Ferrarri, 2433. Bairro Niterói - Canoas 
(Comunidade Nossa Senhora do Trabalho)
Telefone: (51) 3475.1166
Horário: 8h-12h/14h-18h

19/10/2015

Exposição celebra 60 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças/Canoas

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Canoas, promove a exposição intitulada "Nossa Senhora das Graças: 60 anos de Fé e Vida em Comunidade". A mostra pretende resgatar a história, que é fruto da fé, partilha e devoção à Deus, ao longo das décadas. Ela segue até o dia 25 de Outubro.
Desde o mês de Março, um grupo de voluntários ficou responsável em resgatar os fatos e registros para dar vida à exposição. Por meio de painéis, a mostra reúne informações, relatos e imagens do início da paróquia, dos sacerdotes, das Irmãs Servas do Espírito Santo e das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. É possível conferir, também, o trabalho desenvolvido pelas pastorais e movimentos, além dos momentos das grandes festas realizadas durante esses anos, como Páscoa, Natal e a Festa da Padroeira.
Quem passar pela exposição poderá conferir, ainda, em video, o depoimento de pessoas que fazem parte da história da paróquia. Entre elas, está Marina Belló, de 81 anos, que presenciou a construção da igreja. O livro tombo da paróquia, com registros escritos à mão, também poderá ser conhecido pelos visitantes.
Como parte da exposição, está a mostra "Arte com Nossa Senhora", promovida pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, que reúne telas doadas por artistas do Rio Grande do Sul, do Distrito Federal e do Paraná. O objetivo é mostrar as diferentes faces de Nossa Senhora inspiradas pelos diferentes povos e nações.
Para o Padre Flávio Canísio Steffen, que há cerca de 20 anos atua junto à comunidade, realizar a exposição significa valorizar uma caminhada e a história de um povo de fé. "O momento representa uma alegria muito grande por saber que, de fato, é uma linda história de 60 anos de fé e vida em comunidade", afirmou. Atualmente, a Paróquia reúne cerca de três mil fiéis a cada final de semana.

SERVIÇO
O que: Exposição "Nossa Senhora das Graças: 60 anos de fé e vida em comunidade"
Data: de 10 à 25 de Outubro de 2015
Horário: de terça a domingo, das 8h30 às 12h e 14h30 às 18h.
Local: Salão Paroquia, localizada na Rua Tamoio, nº 3285, bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS.
Contato: (51) 3472.1864


JJ na Rádio Aliança 106.3 FM

Na última sexta-feira, dia 16 de Outubro, o Movimento do Vicariato de Canoas JJ Jornada Jovem, esteve presente na Radio Católica da Arquidiocese de Porto Alegre, Rádio Aliança 106.3FM, no programa 'Obrigado Senhor', das 21h30 até  às 23h.
Estiveram presentes alguns integrantes da Equipe Coordenadora e o Diretor Espiritual do Movimento, Pe. Maico Pezzi, onde foi explicado a proposta e os objetivos do Movimento da Jornada Jovem.



Festa em Honra à Santa Maria Goretti


Estragos Caravaggio e Goretti

As Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e Santa Maria Goretti, ambas localizadas no Bairro Niterói, em Canoas, foram pouco atingidas pelo último temporal.

Nossa Senhora do Caravaggio teve apenas alagamentos no Salão Paroquial.
Santa Maria Goretti teve alguns poucos vidros quebrados em uma das sala de Catequese e um vidro na Igreja.

Os Padres Celso e Edgar se colocaram a disposição caso a comunidade precisasse de ajuda.

Estragos Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizado no Bairro Fátima, em Canoas, foi uma das Igrejas atingidas pelo último temporal. Sendo ela em direção à Oeste, mesma direção do temporal, teve estragos nos Vitrais da frente da Igreja, Salão Paroquial, Sala de Catequese e Casa Paroquial.
A Comunidade não disponibilizou o espaço para abrigar as famílias atingidas, devido aos estragos, mas os movimentos e pastorais fizeram voluntariado nas demais Paróquias e na Escola Municipal Paulo VI, onde as famílias estão abrigadas.

Algumas Fotos:









Estragou Santo Antônio

A Paróquia Santo Antônio, localizado no Bairro Fátima, em Canoas, foi uma das Igrejas atingidas pelo último temporal. Sendo ela em direção à Oeste, mesma direção do temporal, teve estragos na Igreja, alagando a Igreja, Casa e Salão Paroquial.
Padre Blásio junto com a Comunidade, estão acolhendo à comunidade atingida, pela tempestade. A comunidade se uniu e estão distribuindo roupas e comida, bem como suas o salão para que as famílias possam dormir

Algumas Fotos:



















Estragos Imaculada Conceição

A Paróquia Imaculada Conceição, localizado no Bairro Rio Branco, em Canoas, foi uma das Igrejas atingidas pelo último temporal. Sendo ela em direção à Sul, não teve maiores estragos na Igreja, apenas alagamentos. Mas, o Salão Paroquial teve o telhado furado e a casa Paroquial, bem como as salas de Catequese, tiveram seus vidros quebrados.
Padre Leonardo junto com a Comunidade, estão acolhendo à comunidade atingida, pela tempestade. A comunidade se uniu e estão distribuindo roupas, café da manhã, almoço e janta, bem como suas salas e salão para que as famílias possam dormir.

Algumas Fotos:






Estragos Paróquia São Paulo

A Paróquia São Paulo Apóstolo, localizado no Bairro Niterói, em Canoas, foi uma das Igrejas atingidas pelo último temporal. Sendo ela em direção à Oeste, a mesma direção da chuva, teve estragou nos vitrais, na parte da frente e também no auditório, molhando os aparelhos eletrônicos e algumas salas de Catequese. 
A Paróquia São Paulo Apóstolo, esta disponibilizando a Comunidade Nossa Senhora do Trabalho, para que as famílias desabrigadas possam ir e conseguir auxílio da Comunidade.

Algumas Fotos:






Paróquias ajudam desabrigados pelas chuvas

Era por volta das 22h30 de quarta-feira, dia 14 de Outubro, quando a chuva começou a se intensificar na região metropolitana de Porto Alegre. Logo surgiu um barulho como nunca se havia ouvido. Pedras caíam dos céus e atravessavam telhas de centenas de casas, principalmente em Canoas, Eldorado do Sul, Rio Pardo e Sapucaia do Sul. Muitos moradores, que já haviam se deitado para dormir, foram surpreendidos pela força do granizo e pelo tamanho das pedras que invadiam as casas.
O Padre Leonardo Reichert, da Paróquia Imaculada Conceição, decidiu tocar o sino para acolher quem precisasse e, por volta das 23h, famílias inteiras chegavam à igreja procurando abrigo. Com suas casa destruídas pelo granizo que fez diversos buracos nas telhas, a chuva inundou dormitórios, obrigando as pessoas a saíres de suas casas. 
Três grandes salas que serviam para as aulas de catequese, cinco salas menores, e outras cinco pequenas salas ao lado da capela estão abrigando cerca de 70 pessoas que não tinham para onde ir. O espírito de caridade e de solidariedade pode ser visto em cada canto da paróquia. A subprefeitura tem dado alimento para as refeições, e a Igreja tem recebido doações de roupas e colchões.
Como não há agua, eles contam com a ajuda das irmãs franciscanas, que tem um poço artesiano e repassa para que seja possível cozinhar. Água potável para a ingestão tem chegado por meio da subprefeitura, mas os banhos foram interrompidos e os banheiros também estão sem água.
Dom Leomar Brustolin esteve na Paróquia Imaculada Conceição e ficou surpreso com a dimensão dos estragos na cidade, mas destacou o bonito gesto de acolhida da Igreja em um momnteo tão delicado como este.


Boletim: 19 à 23/ Outubro