02/09/2015

Projeto da Iniciação à Vida Cristã é apresentado aos Padres

Adesão, empenho e esperança. Estas são palavras-chave que marcaram o encontro do clero arquidiocesano, onde foi apresentado o grande projeto de renovação da vida paroquial, através da implantação da Iniciação à Vida Cristã (IVC). O encontro foi apresentado na manhã da terça-feira, dia 1º de Setembro, no Seminário Menor São José.
Mais de 160 padres, do clero secular e religiosos, marcaram presença. O encontro contemplou explanação sobre o tema, debate em grupos e plenária. Embora a catequese seja o primeiro setor da arquidiocese a passar pela referida renovação, o tema vai perpassar todas as pastorais e movimentos, ou seja, propiciará a unidade da comunidade arquidiocesana em torno de um foco comum, na formação de discípulos-missionários e não mais de adeptos.
O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler disse que a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã inicia ainda neste ano e é a resposta concreta da Arquidiocese de Porto Alegre ao que pede as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos de 2015-2019, que enfatizam que a IVC conduz a pessoa ao encontro pessoal com Jesus Cristo.
Para Dom Jaime, esta ação não se trata apenas de mudança na catequese, mas de propor um revitalização da vida comunitária nas paróquias. Citando Tertuliano que disse: "Os cristãos se fazem, não nascem", o metropolita lembrou que o projeto será assumido por toda a arquidiocese: "Esse fazer pressupõe processo. Processo assumido juntos. Não devemos agir de forma isolada. Não somos ilhas! Para que nossas comunidades sejam renovadas, devemos juntos tornar a catequese prioridade".

Enfrentar a realidade sem pessimismo
O arcebispo disse que a diminuição do número de fiéis é um dado a ser considerado. Diante do cenário de que há fiéis afastados e o crescente número de pessoas indiferentes à fé, impõem-se a prática de novos métodos de apresentar a fé, a pessoa de Jesus Cristo e sua verdade que salva: "Isso vai dar trabalho - que bom! Se for para reacender o ânimo, formentar a esperança, Deus seja louvado! Deixemos de lado o pessimismo ou o conformismo", aconselhou.
Para enfrentar essa realidade, o arcebispo apontou a formação dos catequistas como uma das saídas. Destacou que os catequistas são preciosos e para isso, em outubro próximo, já serão iniciadas as jornadas de formação, favorecendo um itinerário formativo com uma nova metodologia a ser aplicada nas comunidades.

Unidade Arquidiocesana
Aos presbíteros, Dom Jaime Spengler enfatizou que o momento exige comunhão: "Este é um momento de construir uma unidade e comunhão ainda maior. Segundo o prelado, os desafios urgem e a situação de muitas comunidades pede uma revisão das práticas pastorais; "Ninguém pode se sentir dispensado (...) cada um tem o potencial para cooperar no aperfeiçoamento da proposta que, de certo modo, já é conhecida. Cada um olhando para frente, procurando verdadeiramente se engajar, participar e cooperar na construção desse caminho que exige de nós conversão pastoral".
O arcebispo finalizou: "Vamos arregaçar as mangas. Vamos construir juntos novos caminhos, novas indicações para a nossa Arquidiocese, Vale a pena! Coragem, engajamento, participação, alegria e esperança. E não permitamos que nos roubem a esperança."

Uma nova mentalidade: Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com adultos
Como juá dito, o Projeto de Iniciação à Vida Cristã deve ser iniciado pela catequese para o Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese de adultos. Não se trata apenas de formar para a recepção dos sacramentos. O objetivo será o de formar discípulos de Jesus Cristo para a comunidade, a partir da leitura orante da Palavra de Deus, utilizando a metodologia de inspiração catecumenal e integrado a liturgia.
"Há a insistência de apresentar o projeto para todas as lideranças da comunidade que deve se envolver e abraçar este projeto" afirmou o Padre Chico Ledur, que integra a Comissão de IVC.

Dom Leomar Brustolin: Este é um momento especial para a nossa Igreja
Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, enfatizou mais uma vez que a Iniciação à Vida Cristã é uma caminhada da Igreja no Brasil. Para que se torne realidade na Arquidiocese de Porto Alegre é necessário formar catequistas com nova mentalidade.
"Inicialmente nós vamos formar os catequistas com essa nova mentalidade. Já estamos trabalhando com o clero para adequar cada vez mais a linguagem, o vocabulário, especialmente as metas que temos, além de prazos." disse o bispo.
Questionado sobre a integração da Iniciação à Vida Cristã com as demais pastorais e movimentos presentes na Igreja, Dom Leomar afirmou:
"Qual é o grande problema no Brasil? É a educação. Se não melhorarmos a educação, não haverá uma sociedade melhor. Como é que podemos perceber isso na Igreja? A educação na fé é um grande desafio. Como fazer para que as novas gerações sejam melhor nutridas para se tornarem discípulas missionárias de Jesus Cristo? É isso que nós estamos fazendo. Aparentemente pode ser que seja uma reforma na catequese, na verdade, é toda uma forma de repensar a vida da comunidade" afirmou.
O Bispo Auxiliar de Porto Alegre afirmou ainda que este é um momento especial para a Arquidiocese de Porto Alegre. Lembrou o Papa Francisco que, a partir de sua palavra e exemplo, propõe a renovação do ser cristão.
"Está na hora de fazer isso na nossa base, na nossa localidade - pensar globalmente, agir, localmente. Cada um de nós deve deixar-se surpreender por este vento que Deus está nos dando, dizendo que é preciso uma nova iniciação à vida cristã para renovar a comunidade. Acredito que ninguém está isento deste convite. Todos nós nos sentimos comprometidos porque quem crê, anuncia. Quem vive o cristianismo sabe que não tem maior alegria do que conhecer Jesus. Deve nos causar tristeza saber que muitas pessoas não vivem essa alegria. Vamos juntos." Enfatizou.